segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Métodos de Ensino


O papel do professor é a de um Deus, como ela tem o poder de moldar a mente e moldam a vida de um estudante. A confiança de um aluno dá uma professora lhes permite capacitar uma criança com o conhecimento do mundo. A relação de um professor e um aluno é como a de ferro bruto e um escultor. As necessidades antigas de ser temperada pelas mãos proficientes, para uma forma que transpira inteligência, além da comparação. Para atingir este objetivo, um professor tem de se adaptar e adotar diferentes formas de ensino. Cada criança é única e talentoso. É o trabalho de um professor para transformar e explorar o potencial virgem e transformá-lo em força do aluno. Vamos dar uma olhada em quais são alguns dos métodos de ensino que tornam a tarefa de moldar uma mente nascente mais rápido e melhor.

Métodos eficazes de Ensino

Benjamin S. Bloom foi um psicólogo de educação, que contribuíram largamente para os métodos de ensino. Ele acreditava que as coisas que aprendemos na primeira tentativa usar um determinado plano para fazer um impacto indelével em sua mente. Ele concebeu um modelo de ensino, popularmente conhecida como Taxonomia de Bloom, que classifica os objetivos de aprendizagem da forma mais simples possível. Curiosamente, se você observar atentamente, a maioria dos jogos educativos também são baseados nestes objectivos. Vamos ver como e porque estes são importantes métodos de ensino em situações do dia-a-dia da sala de aula.

Fornecer conhecimento

Um estudante pode ou não conhecer o assunto. Para saber o quanto ele sabe, avaliar, pedindo-lhe perguntas que levam a discussões. Questões que têm um sim / não resposta não vai ajudar muito. Uma vez que você tem uma idéia justa, fornecer o seu aluno com o conhecimento adequado sobre o assunto. Isto pode ser feito através da leitura de fora, exibição de filmes, realização de pesquisas e assim por diante. Este processo de partilha do conhecimento tem que ser um um gradual. Informações em excesso pode levar à confusão e desencorajar a criança a aprender mais. Um esforço lento e constante de proporcionar conhecimento vai ajudar a criança a assimilar melhor. Quando o aluno começa a perguntar-lhe perguntas, é o primeiro sinal de compreensão.

Ajuda-los a compreender

Nesta conjuntura, ajudar o aluno a compreender o que foi assimilado. Isto pode ser feito através de debates, explicações, parafraseando e resumindo. A compreensão é a compreensão do conhecimento ou informação que tem sido partilhado. Pergunte aos seus alunos a responder questionários, elaboração de gráficos e realizar discussões de grupo que permitem pensar em voz alta. Este método de aprendizagem irá mostrar-lhe o quanto foi absorvido pelo aluno. É a compreensão do conhecimento que leva à sua aplicação, que é o próximo estágio de ensino e aprendizagem.

Praticidade do Conhecimento

O que acontece depois de compreensão? Quando você disse para encher um balde com água, você terá informações e compreendê-lo. A compreensão leva à ação e as tarefas são executadas. É por isso que o próximo objetivo do ensino é ensinar a criança a aplicação prática dos conhecimentos. Para saber quanto conhecimento foi compreendido, testar seus alunos. Faça-os a aplicar a sua compreensão, dando-lhes problemas para resolver. Testes de reação a situação também são uma ótima maneira de saber o que foi aprendido. Usar o mesmo conceito em situações novas para facilitar a compreensão do conhecimento do estudante utilização de diferentes maneiras.

Escrutinar

Depois que o aluno aprende a aplicar o que foi ensinado em situações da vida real, é hora de analisar o que foi aprendido. Com relação ao exemplo acima, analisar como você encheu o balde eo que realmente aconteceu. Examine onde você foi a fonte de balde e quanto tempo demorou para preenchê-lo completamente. Ajude a criança a reiterar o que realmente aconteceu enquanto ele estava aplicando o conhecimento. Isso irá ajudá-lo a observar e passar em revista os passos de aplicação. Ajudá-lo a analisar seu próprio processo de pensamento e as ações que se seguiram irá ensiná-lo a observar, assimilar, reter e replicar. Esta exatamente como aparecem para os nossos exames.

Sintetizar

Compilar várias idéias e situações em que esse conhecimento será aplicado. Pense em como você poderia ter enchido o balde de diferentes maneiras, para completar a sua tarefa de forma mais rápida. Esta etapa do ensino tem como objectivo ajudar a criança a aprender formas eficazes de fazer a mesma tarefa. Resolução de problemas é uma ótima maneira de aprender como você vai lidar com o mesmo conceito de diferentes maneiras. Trabalho em equipe e trabalho em colaboração, ajuda a criança a ver o mesmo problema de várias perspectivas.

Avaliar

Este é o objetivo último do ensino. Peça à criança para fazer julgamentos sobre o que foi ensinado, métodos de ensino, quanto como ele compreendeu, o quão bem ele aplicá-lo e como ele pode usá-lo. Estabelecer comparações entre diferentes formas de fazer a mesma tarefa, para ver qual deles é melhor. Isso irá ajudá-lo a avaliar seu próprio entendimento sobre o assunto e mostrar-lhe as lacunas de seus métodos de ensino. Além disso, ele também irá trazer as técnicas utilizadas subconscientemente de ensino.

Ensinar é um processo bidireccional. Um professor aprende sobre métodos de ensino de um aluno, tanto quanto ele aprende sobre vários assuntos do professor. Estes objectivos de ensino têm que ser mantidos em mente ao fazer planos de aula e realização de atividades de classe. Usando vários meios de ensinar aos alunos, tais como filmes, jogos, computadores, Internet e projetos torna o aprendizado mais interativo e envolvente. Aprendizado tem que ser uma atividade divertida para ambos, o aluno eo professor para obter os benefícios máximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário